Seu IPTU
Tudo sobre IPTU e outros tributos nacionais

IPTU Itapevi 2026 veja como consultar, pagar e pedir isenção do imposto

0
Publicidade

A Prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, já iniciou os preparativos para a cobrança do IPTU 2026. O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma obrigação anual de todos os proprietários de imóveis urbanos da cidade, e sua arrecadação é destinada a serviços essenciais como saúde, educação e manutenção da infraestrutura.

Quem mora na cidade pode contar com facilidades na hora de quitar o imposto, como pagamento com desconto, parcelamento e até isenção em casos específicos.

Publicidade
IPTU Itapira 2026 veja como consultar, pagar e pedir isenção do imposto

2ª via do carnê de IPTU Itapevi pode ser emitida online

Se você perdeu o carnê do IPTU ou ainda não o recebeu, é possível emitir a 2ª via pela internet, por meio do site oficial da Prefeitura de Itapevi. Para acessar, basta ter em mãos o número da inscrição imobiliária ou CPF do proprietário.

Ao entrar no sistema, o contribuinte pode conferir todos os débitos do imóvel, incluindo parcelas em aberto, e imprimir a guia de pagamento. O boleto pode ser pago em bancos credenciados, casas lotéricas ou pelo aplicativo do seu banco.

Publicidade

Pagamento à vista garante desconto para moradores

O IPTU de Itapevi poderá ser pago em cota única com desconto ou parcelado ao longo do ano. Quem optar pela cota única até a data de vencimento garante uma redução de até 10% no valor total, conforme definido pela legislação municipal.

Já o parcelamento costuma ser feito em até 10 vezes, com datas fixas ao longo do ano. As condições são informadas no próprio carnê, mas também podem ser consultadas online no portal da Prefeitura.

Quem pode pedir isenção do IPTU em Itapevi

A legislação de Itapevi prevê isenção total ou parcial do IPTU para alguns moradores em situação específica, como aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, famílias de baixa renda e beneficiários de programas sociais.

Para solicitar a isenção, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de renda, contrato do imóvel ou escritura e, quando for o caso, laudos médicos. O pedido deve ser feito nos primeiros meses do ano, antes do vencimento da primeira parcela do imposto.

Publicidade
Publicidade
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.